As doenças cardiovasculares representam as principais causas de morte no Brasil e no mundo. A hipertensão arterial sistêmica, além de ser muito prevalente, tem intrínseca relação com esse cenário.
Nos últimos anos a literatura nacional e internacional apresentou diversas publicações importantes sobre o manejo da HAS. No ano de 2020 tivemos a publicação da nova Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial Sistêmica que trouxe novidades importantes, como mudanças nos valores de corte para diagnóstico de hipertensão e novas estratégias de tratamento.
Em 2015 foi publicado no New England Journal of Medicine o estudo SPRINT que demonstrou benefícios inequívocos de um controle pressórico “intensivo”, suscitando questionamentos acerca do valor ideal da pressão arterial.
Mas quais os valores preconizados para o diagnóstico de HAS atualmente? Existem diferenças entre os valores considerando-se distintos métodos diagnósticos?
O que seria Pressão Arterial “normal”? Quais os medicamentos individualizados de primeira linha para o tratamento da HAS?
Quais as metas pressóricas desejadas de acordo com o risco cardiovascular do paciente?
Tudo isso você encontrará neste episódio.
#corridadeleito #curem #hipertensao #HAS #cardiologia #clinicamedica #atencaobasica #ambulatorio