O uso cotidiano do ultrassom à beira leito já é uma realidade e sua utilidade prática vem sendo extrapolada inclusive em pacientes com suspeita ou confirmação de COVID-19.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7228311/
O US vem se mostrando uma ferramenta muito interessante na avaliação de doentes em diferentes cenários: no choque, na insuficiência respiratória, no trauma, além de guiar condutas como no caso das punções de acessos venosos e determinar diagnósticos objetivos como na trombose venosa profunda, dentre outros.
Vários protocolos como BLUE, RUSH e FAST já compõem o dia-a-dia de diversos profissionais que prestam assistência para doentes críticos.
Neste programa, convidamos a Dra. Cecília Ravetti para nos falar mais sobre o tema. A Dra. Cecília é médica intensivista, professora do Departamento de Clínica Médica da UFMG, e tem conduzido diversos projetos de pesquisa sobre o uso do ultrassom nestes cenários.
Conheça o curso da CUREM: USEM - Ultrassonografia na Emergência® -Clicando aqui.
Referências:
Vetrugno L, Bove T, Orso D, et al. Our Italian experience using lung ultrasound for identification, grading and serial follow-up of severity of lung involvement for management of patients with COVID-19.
Echocardiography
. 2020;37(4):625‐627. doi:10.1111/echo.14664